quinta-feira, 26 de julho de 2012

Relaório de Estágio em Gestão Escolar



FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EAD

UNDADE PEDAGÓGICA DE SALVADOR

CURSO DE PEDAGOGIA



 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GETÃO ESCOLAR





 
Relatório final das atividades para fins de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, Curso de Pedagogia, da Faculdade de Tecnologia e Ciências.


 

SUMÁRIO



1.    Apresentação.................................................................................................04

2.    Caracterização da instituição – campo estágio..........................................05

2.1 Aspectos físicos...............................................................................................05

2.2 Recursos humanos e pedagógicos.................................................................05

2.3 Corpo discente................................................................................................06

3.    Descrição das atividades desenvolvidas no Estágio................................07

3.1 Observação.....................................................................................................07

3.2 Co-Participação...............................................................................................08

4.    Apresentação dos resultados......................................................................09

4.1 Dificuldades encontradas................................................................................09

5.    Conclusão e recomendações......................................................................10

6.    Referências....................................................................................................11

7.    Anexos...........................................................................................................12

8.    Apêndices......................................................................................................15


1. APRESENTAÇÃO

O presente relatório tem como finalidade transmitir os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, onde foram realizadas atividades de observação e participação da rotina escolar, nos segmentos de Jovens e Adultos – SEJA, Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO – CAMPO DE ESTÁGIO

2.1. Aspectos físicos

            A Escola Municipal General Labatut, localizada à Rua Oito de Novembro, s/nº - Pirajá, possui 2 pavimentos, tendo 10 salas de aula, cozinha, refeitório, biblioteca, sala de informática, 8 banheiros (sendo 2 deles para alunos com necessidades especiais) e área de lazer. Para fins administrativos, conta com uma sala de diretoria, uma secretaria e uma sala de professores.

            Apesar de ser uma escola de grande porte, ela não consegue atender a grande demanda de vagas que a comunidade necessita, tornando todas as salas de aula lotadas nos dois primeiros e principais turnos de aula. O Noturno que funciona com o SEJA, diferente do turno diurno, corre o risco de fechar devido a pouca frequência de alunos e grande evasão todos os anos.

2.2. Recursos humanos e pedagógicos

           O corpo docente da Escola Municipal General Labatut é composto por 14 professores, sendo 13 deles com formação superior, 11 com especialização e apenas 1 possui formação de nível médio e 1 auxiliar de sala que trabalha em período integral, auxiliando os professores e alunos da educação infantil.

           A escola conta também com 1 diretora e 3 vice-diretoras (sendo uma para cada turno), apesar de ser uma escola com um grande numero de alunos, existe apenas 1 coordenadora pedagógica que atua apenas no turno noturno.

           Possui também 4 funcionários auxiliares administrativos, 1 secretaria, 2 merendeiras, 2 porteiros, 2 vigilantes e 6 funcionários de apoio aos serviços gerais,


2.3. Corpo discente

O corpo discente da referida escola é composto por 724 alunos entre 5 e 75 anos de idade, moradores do bairro de Pirajá e adjacências. A condição sócio-econômica dos alunos e familiares na sua grande maioria é precária, porém o maior problema que a escola enfrenta para o bom desempenho dos alunos é o descaso da família.

 A evasão principalmente no turno noturno é bastante elevada, falta de apoio dos familiares resultam no desinteresse pelos estudos, dificuldades de aprendizagem e problemas de indisciplina.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

3.1. Observação

Durante período de observação foi possível identificar o comprometimento dos professores, competentes e atentos aos desejos dos alunos, predispostos a refletir e pesquisar sobre sua prática. As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio, foram muito interessantes e instrutivas pude perceber claramente a distância entre o que está escrito na proposta da escola e o que acontece na instituição no seu dia-a-dia. Referente à documentação e atribuições de professores e funcionários administrativos desempenham com competência e ética suas funções, referentes à documentação, matrículas, transferências, confecção de atestados, históricos escolares e atendimento ao público e demais atribuições.

            A equipe gestora é bastante competente e equilibrada quanto aos recursos financeiros que recebe, aplicando em melhorias para a escola e em material pedagógico de ótima qualidade, busca ainda arrecadar dinheiro através de bazares e rifas realizadas sempre nos meses de outubro e dezembro proporcionando assim momentos de muito prazer pra os educandos.
             Os funcionários de limpeza demonstram esforço e boa vontade, porém pude observar uma grande desunião entre elas, mesmo assim a maioria faz um grande esforço para dar conta do trabalho já que a escola é grande, funciona nos 3 turnos e o número de funcionários é insuficiente, pois é comum o afastamento dos funcionários por motivo de saúde e outros. Quanto às merendeiras, percebi que nem sempre desempenham suas funções a contento, gerando reclamações por conta dos professores e alunos principalmente no noturno quanto à qualidade e o tratamento da merenda servida.

3.2. Co-participação

             Sobre o desemprenho dos professores observei que elas têm ótimo domínio da turma, conduzindo a aula com organização e firmeza e com atividades que favorecem o aprendizado.  Quanto os problemas de indisciplina quando os alunos ultrapassam os limites a depender da professora, eles são encaminhados à direção para posterior convocação dos pais e/ou responsáveis conforme o caso.

Tive a oportunidade também de acompanhar um passeio dos alunos do noturno ao Pelourinho, onde eles tiveram aula de história ao ar livre com direito a ônibus fornecido pela Secretária Municipal de Educação, eles foram bastante organizados e não houve nenhuma ocorrência durante a atividade externa.

           Quanto a observação e co-participação na rotina da secretaria, observei um pouco de desorganização já que as funcionárias da secretaria trabalham apenas um turno de trabalho, gerando acúmulo de pendências pois elas atendem apenas aos pais que tem seus filhos matriculados nos seus respectivos turnos, ou seja, se o aluno estuda pela manhã, a funcionária da tarde não o atende.

4. Apresentação dos resultados

4.1 Dificuldades encontradas

Houve poucas dificuldades encontradas durante a execução do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, devido a equipe gestora, professores e funcionários da Escola Municipal General Labatut que dedicaram muito do seu tempo para apresentar as informações e possibilitar nossa participação no decorrer da rotina escolar, ouvindo e absorvendo algumas das nossas sugestões para um bom funcionamento da unidade escolar.

Foi importante também conhecera realidade de uma Instituição Escolar. A interação com os profissionais foi extremamente enriquecedora, conforme minhas expectativas pude vivenciar a rotina do cotidiano escolar e realização de diversas atividades nos três turnos de funcionamento da escola.

5. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES

            Ao termino do Estagio exigido pela disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, ficou a certeza da importância de unir a teoria e a prática. Esta experiência proporcionada pelo estágio amplia o significado da constituição de um profissional da área da educação, complementa a formação acadêmica e confere subsídios para uma atuação efetivamente democrática e transformadora. Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, esta vivência na escola mostrou-me a importância da formação continuada e do constante aprimoramento dos conhecimentos da área, das necessidades sociais, da investigação da própria prática e a busca de temas atuais (professor pesquisador).

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